domingo, 16 de novembro de 2014

PROGRAMAÇÃO






PROGRAMAÇÃO COMPLETA CLICAR AQUI.


UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE


Prof. Dr. Pedro Fernandes Ribeiro Neto

Reitor


Prof. Esp. Aldo Gondim Fernandes
Vice-Reitor

Prof. Dr. João Maria Soares
Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação

 

Prof. Dr. Francisco Paulo da Silva

Diretor Da FALA

 

Prof.  Dr. Moisés Batista da Silva
Chefe do Departamento de Letras Vernáculas

Profa. Adriana Almeida Fernandes

Chefe do Departamento de Letras Estrangeiras


Prof Me Henderson de Jesus Rodrigues dos Santos.

Chefe do Departamento de Artes


Prof. Dr. José Roberto Alves Barbosa
Líder do Grupo de Pesquisa em Linguistica e Literatura – GPELL

Profa. Dra. Lucimar Bezerra Dantas da Silva
 Vice-Líder do Grupo de Pesquisa em Linguistica e Literatura – GPELL

Realização
Grupo de Pesquisa em Linguistica e Literatura – GPELL

Apoio
Direção da FALA
Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS
Departamento de Letras Vernáculas - DLV
Departamento de Letras Estrangeiras - DLE
Departamento de Artes - DART



Coodenação Geral do evento
Prof. Dr. José Roberto
Profa. Dra. Lucimar Bezerra Dantas da Silva

Comissão de Organização dos Anais
Prof. Dr. Alexandre Bezerra Alves

Comissão Científica
Prof. Dr. Alexandre B. Alves (UERN)
Profa. Dra. Antonia Marly Moura da Silva (UERN)
Profa. Me Ana Maria de Carvalho (UERN)
Me Flávia Rodrigues de Melo (UERN)
Prof. Me Francisco Aedson de Souza Oliveira (UERN)
Prof. Dr. Francisco Paulo da Silva (UERN)
Profa Dra Fabiana Cristina Komesu (UNESP)
Profa. Me Hubeônia Morais de Alencar (UERN)
Profa. Dra. Izabel Souza do Nascimento (UERN)
Prof. Dr. José Roberto Alves Barbosa (UERN)
Profa. Dra. Lúcia Helena Tavares (UERN)
Profa. Dra Leila Maria Tabosa (UERN)
Prof. Me Lucas Maciel (UERN)
Profa. Me Maria Solange de Farias (UERN)
Profa Dra Maria de Fátima Bianchi (USP)
Prof. Me. Nilson Barros (UERN)
Prof. Dr. Pedro Adrião da Silva Júnior (UERN)
Profa Dra Raquel Salek Fiad (UNICAMP)


Coordenação de Finanças
Profa. Dra. Lucimar Bezerra Dantas da Silva

Coordenação de Certificados e Monitoria
Pro.  Dr. Moisés Batista da Silva
Prof. Me Francisco Aedson de Sousa Oliveira

Coordenação de Infraestrutura
Prof. Me Aluísio Barros de Oliveira



PROGRAMAÇÃO GERAL


26/11/2014
Quarta-feira
27/11/2014
Quinta-feira
28/11/2014
Sexta-feira
MATUTINO


8:00
às
12:00




8:00
às
9:00

Mesas Redondas
 -
Literatura

Local: Auditório de Música

Mesas Redondas
 -
Linguística

Local:
Auditório
FAFIC


8:00
às
9:00

Mesas Redondas
-
Literatura

Local:
Auditório de Música

Mesas Redondas
-
Linguística

Local
Auditório
FAFIC
10:00 às
12:00
Sessão de GT’S
Local: Salas de aula (FALA)
10:00 às
12:00
Sessão de GT’S
Local: Salas de aula (FALA)
12:00 – 14:00 - Intervalo para almoço
VESPERTINO





14:00
Às
15:30

Sessão de GT’S
Local: Salas de aula (FALA)

14:00
às
15:30

Sessão de GT’S
Local: Salas de aula (FALA)
16:00
as
17:00
Sessão de Posters
Local: corredores da FALA
16:00
às
17:00
Sessão de Posters
Local: corredores da FALA
17:00 – Intervalo para jantar
N O T U R N O
19:00
Credenciamento na FALA


19:00
às
22:00


Mini-cursos
Local: Salas de aula (FALA)

19:00
às
22:00


Mini-cursos
Local: Salas de aula (FALA)

Encerramento do evento


19:30
Sessão de Abertura
Auditório FAFIC
20:00
Apresentação dos Grupos de Pesquisa da FALA
Auditório FAFIC


QUARTA FEIRA – NOTURNO

19:00 – Credenciamento
19:30 – Abertura do evento

20:00 às 21h30 –  Apresentação dos Grupos de Pesquisa da FALA
Local: Auditório da FAFIC
Coordenador:  Prof. Me Mariano Tavares
20:00. - Grupo de Estudos do Discurso da UERN – GEDUERN
Líder: Prof. Dr. Francisco Paulo da Silva
20:20 -  Grupo de Pesquisa em Linguística e Literatura – GPELL
Líder: Prof. Dr. José Roberto Alves Barbosa
20:40 - Grupo de Estudos da Tradução – GET
Líder: Prof. Me. Nilson Barros (UERN)
21:00 – Grupo de Pesquisa em  Fonética e Fonologia - GPeFF
Líder: Prof. Dr. Clerton Luiz Félix Barboza

QUINTA FEIRA – Horário: 8:00 às 9:00 - SESSÃO DE MESAS REDONDAS

Mesa Redonda 1 – Literatura
Local: Auditório de Música
Tema da Mesa: Literatura submersa: o caso potiguar (prosa e poesia)
Professor: Prof. Dr. Humberto Hermenegildo de Araújo
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Professor:  Prof. Dr José Luiz Ferreira
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Professor: Prof. Dr. Alexandre Bezerra Alves
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

 QUINTA FEIRA – Horário: 8:00 às 9:00 - SESSÃO DE MESAS REDONDAS


Mesa Redonda 2 – Linguística
Auditório FAFIC
Coordenador: Prof. Dr. Pedro Adrião da Silva Junior (UERN)
Tema da Mesa: Perspectivas no Ensino-aprendizagem de Segundas Línguas (L2)
Título 1: El uso del diccionario em la classe de lengua espanõla
Profa. Dra Márcia Rejane de Oliveira ((UFRN)
Título 3 Novos paradigmas no ensino-aprendizagem de inglês
Prof. Dr. José Roberto Alves Barbosa (UERN)
Título 4 O enfoque por tarefa no ensino de língua espanhola: discussões sobre a aplicação
Profa Me: Edilene Rodrigues Barbosa  (UERN)




QUINTA-FEIRA - Horário: 10:00 às 12:00 - SESSÃO DE GT’S


GT1 – Poesia contemporânea: nomes, livros e versos
Coordenador: Prof. Dr. Alexandre Bezerra Alves
Local: Sala Prof. Jaime Hipólito Dantas (Bloco da FALA)
Horário
Título dos trabalhos
Autores(as)
10:00
O clamor da lírica moderna: um grito de socorro, um estudo sobre a poesia de Ferreira Gullar
Urandi Rosa Novais
Aleílton Santana da Fonseca
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
10:15
A cidade e seus abismos nos versos de Eucanaã Ferraz e Carlos Gurgel
Alexandre Bezerra Alves
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
10:30
Semiótica e Literatura: um diálogo entre ‘Autopsicografia e ‘Razão nenhuma’
Clara Mayara de Almeida Vasconcelos
Universidade Federal da Paraíba 
Elton Belarmino de Sousa
Universidade Federal de Campina Grande
10:45
José Paulo Paes: poemas na Sala de Aula
Daniele Ramalho
Mara Glíssia Apolinário Medeiros
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
11:00
Antonio Francisco: o cordel potiguar na Academia Brasileira de Literatura de Cordel
Josenildo Oliveira de Morais
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
11:15
Dois em um: uma leitura e recepção de Alice Ruiz no ambiente escolar
Marivaldo Omena Batista
Universidade Federal de Campina Grande


GT2 – A narrativa de ficção contemporânea
Coordenadores:
Profa. Dra. Antonia Marly M. da Silva;  Prof. Me Francisco Aedson de S. Oliveira; Me Flávia Rodrigues de Melo
Local: Sala Prof. Severino Tenório da Rocha (Bloco da FALA)
Horário
Título dos trabalhos
Autores(as)
10:00
Estranhos Estrangeiros de Caio Fernando Abreu: uma leitura de três contos
Francisco Aedson de Souza Oliveira
Antonia Marly Moura da Silva
10:15
A Vida Gritando Nos Cantos, a expressão da solidão em três crônicas de Caio Fernando Abreu.
Sidileide Batalha do Rêgo
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
10:30
A figuração do grotesco na obra A mulher que escreveu A Bíblia de Moacyr Scliar
Kalyn Kégia Cardoso Bezerra
Rayane Kely de Lima Fernandes
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
10:45
João Gilberto Noll entre a permanência e as perversões do real
Efraim Oscar Silva
Universidade Federal de São Carlos
11:00
A identidade marginal dos personagens de Rubem Fonseca no conto “Feliz Ano Novo”
Francisco Lindenilson Lopes
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
José Dantas da Silva Júnior
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
11:15
Os Ratos de Dyonelio Machado: animalização da personagem Naziazeno
Fernanda Aparecida Alves Costa
Emanuele Camila Gomes Ferreira
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte




 GT3 – Gêneros Discursivos e Ensino
Coordenadores:
Prof. Me Lucas Maciel; Profa. Me Hubeônia Morais de Alencar
Local: Sala Prof. Paulo Caetano Davi (Bloco da FALA)
Horário
Título dos trabalhos
Autores(as)
10:00
Análise dos elos dialógicos em narrativas escolares
Marcos Azevedo
Secretaria de Educação do Governo do Estado do Ceará
10:15
Análise dialógica em narrativas escolares: um estudo dos elementos do gênero discursivo
João Paulo Pereira
Kelli Karina Fernandes Freire
Shara Raiany de Oliveira
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
10:30
Proposta didática para o ensino do gênero: charge”
Alaide Angélica de Menezes Cabral Carvalho
Daniele Ramalho Pereira
Eliada Rodrigues de Sousa
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
10:45
Gêneros discursivos e ensino-aprendizagem da Lingua Portuguesa
Maria Lúcia dos Santos
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
11:00
A escrita íntima como ponto de partida para aprender um gênero: prática e reflexão
Ângela Cláudia Rezende do Nascimento Rebouças
Ana Gabriela Modesto Braga
Universidade Federal de Pernambuco


GT4 – Olhares para o ensino de língua e literatura do espanhol
Coordenadores:
Prof. Dr. Pedro Adrião da Silva Júnior; Profa. Dra. Izabel Souza do Nascimento;
Profa. Me Maria Solange de Farias; Profa. Me Leila Maria Tabosa
Local: – Sala Profª. Maria Lenilce de Oliveira Machado (Bloco da FALA)
Horário
Título dos trabalhos
Autores(as)
10:00
A leitura crítica no ensino de espanhol do ensino médio por meio do uso de textos literários
AdrianaTeixeira Pereira
Cleudene de Oliveira Aragão
Universidade Estadual do Ceará
10:15
As práticas de leitura dos alunos de espanhol das escolas púbicas de Mossoró
Luize Emanuelle da Fonsêca Freitas
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
10:30
Círculo de leitura como estratégia de ensino e aprendizagem de literatura hispânica: contribuições para o processo de formação do leitor
Marta Jussara Frutuoso da Silva
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
10:45
João Grilo e Lazarillo de Tormes: a esperteza como forma de sobrevivência
Maria Iara Ferreira de Amorim
Marta Jussara Frutuoso da Silva
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
11:00
El uso de vídeos en clases de enseñanza mediana para la formación de lectores proficientes: herramienta facilitadora de enseñanza-aprendizaje de Lengua Española.
Michelly Cristiny Soares
Leodécio Martins Varela
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

















 GT6 – Discurso, criticidade e práticas de Letramento
Coordenadores:
Prof. Dr. José Roberto Alves Barbosa; Profa. Dra. Lúcia Helena Tavares;
Local: – Sala Profª. Maria do Socorro Fernandes Carvalho (Bloco da FALA)
Horário
Título dos trabalhos
Autores(as)
10:00
Leitura e letramento literário no contexto escolar: problemas e propostas
Márcia Rodrigues de Araújo
Francerly Moreira Barreiro de Araujo
Daise Lilian Fonseca Dias
Universidade Federal de Campina Grande
10:15
Práticas leitoras de alunos das escolas públicas de Mossoró/RN e de Fortaleza/CE: realidades e perspectivas
Elisandra de Oliveira Lima
Ana Carla de Azevedo Silva
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
10:30
Leitura, escrita e letramento: dilemas e perspectivas
Márcia Rodrigues de Araújo
Deise Lilian Fonseca Dias
Universidade Federal de Campina Grande
10:45
Leitura, literatura e letramento literário
Alessandro Alencar de Moura
Daise Lilian Fonseca Dias  
Universidade Federal de Campina Grande
11:00
A olimpíada de Língua Portuguesa: uma contribuição para a produção do gênero artigo de opinião na escola
Edson Pereira da Silva
Eli Melo Costa
Josirranny Priscilla da Silva
Secretaria de Estado de Educação e Cultura
11:15
A negociação conversacional em produções narrativas infantis
Vicente de Lima-Neto  
Universidade Federal do Semi-árido
Elaine Forte Ferreira
Universidade Federal do Ceará
Universidade Federal do Semi-árido

 GT7 – Práticas discursivas e efeitos de sentido
Coordenadores:
Prof. Dr. Francisco Paulo da Silva; Profa. Me Ana Maria de Carvalho
Local: Sala Profª. Maria Carlos do Amaral Cantídio (Licor) (Bloco da FALA)
Horário
Título dos trabalhos
Autores(as)
10:00
Transgressão e vergonha em público: uma análise discursiva da representação do corpo masculino no comercial televisivo do Rexona Men
Caio Cesar Silva Cavalcante
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
10:15
O discurso diacrônico e a crítica ao ensino prescritivo na obra Emília no país da gramática
Demóstenes Dantas Vieira
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
10:30
Além do olhar: a análise discursiva da imagem fotográfica”
Elenilda Dias de Souza Carlos
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
10:45
O(s) sujeito(s) da Literatura de autoajuda: uma análise discursiva”
Geilson Fernandes de Oliveira
Marcília Luzia Gomes da Costa Mendes
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
11:00
O sujeito professor do século 21 nas capas da Revista nova escola
Jaisna Araújo da Costa Oliveira
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte




GT8 – Estudos de tradução
Coordenador: Prof. Dr. Nilson Barros
Local: Laboratório de Línguas (Bloco da FALA)
Horário
Título dos trabalhos
Autores(as)
10:00
A transmutação da criticidade em Mafalda: um diálogo entre a tira relacionada à mulher tradicional e o filme
Cryslene Dayane Bezerra da Silva
Antonia Karolina Bento Pereira
Edilene Rodrigues Barbosa
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
10:15
Aquisição da linguagem no processo tradutório Português/Libras pelo facebook
Francisco Ebson Gomes Sousa
Vivente Lima Neto
Universidade Federal do Semiárido
10:30
As estratégias de tradução utilizadas no livro ‘Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban’
Maria Elizia Cavalcante Costa
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
10:45
De James Morrison, Broken Strings em uma análise tradusemanticomidiática
Elton Belarmino de Sousa
Clara Mayara de Almeida Vasconcelos
Luan da Silva Soares
Secretaria de Estado de Educação e Cultura
11:00
A Bíblia: algumas estratégias de tradução
Marco Antonio Cornejo Vásquez
Samira Luara Gois de Araújo
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte


QUINTA FEIRA – VESPERTINO - SESSÃO DE GT’S
14:00 às 16:00

GT2 – A narrativa de ficção contemporânea
Coordenadores:
Profa. Dra. Antonia Marly M. da Silva; Prof. Me Francisco Aedson de S. Oliveira; Me Flávia Rodrigues de Melo
Local: Sala Prof. Severino Tenório da Rocha (Bloco da FALA)
Horário
Título dos trabalhos
Autores(as)
14:00
Um encontro singular: análise do conto “O encontro” de Lygia Fagundes Telles
Francisco Edson Gonçalves Leite
Antonia Marly Moura da Silva
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
14:15
Apontamentos sobre o duplo e narcisimo: o auge, a queda e o self na caracterização da personagem Rosa Ambrósio em As horas nuas
Jonatas Andrade de Oliveira
Ylana Karla de França Lopes
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
14:30
A representação dos laços familiares em Ciranda de pedra e Verão no aquário, de Lygia Fagundes Telles
Midiã Ellen White Aquino
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
14:45
Narrativa contemporânea: o real e o maravilhoso na escrita de Lygia Bojunga
Maria Lúcia dos Santos
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
15:00
A versão feminina de Caliban em “Longe como o meu querer”, de Marina Colasanti
Maria Clizalda Vitório
Universidade Federal do Piauí
15:15
Entruso e estranho: o fantástico no conto “A presença” de Lygia Fagundes Telles
Antonia Marly Moura da Silva
]Universidade do Estado do Rio Grande do Norte




 GT3 –  Gêneros discursivos e ensino
Coordenadores:
Prof. Me Lucas Maciel; Profa. Me Hubeônia Morais de Alencar
Local: Sala Prof. Paulo Caetano Davi (Bloco da FALA)
Horário
Título dos trabalhos
Autores(as)
14:00
A escrita íntima como ponto de partida para aprender um gênero: prática e reflexão
Ângela Cláudia Rezende do Nascimento Rebouças
Ana Gabriela Modesto Braga
Universidade Federal de Pernambuco 
14:15
Mudanças que afetam os gêneros do discurso ao longo do tempo: os fenômenos da transmutação e da hibridização”
Lucimar Bezerra Dantas da Silva
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
14:30
Ensino de gêneros discursivos: pela consideração das relações dialógicas e da esfera de comunicação
Lucas Vinício de Carvalho Maciel
Universidade de Campinas
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
14:45
Rebanho irrequieto de bytes”: o ciberespaço na formação de leitores
Mayara Albuquerque
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte


GT4 – Olhares para o ensino de língua e literatura do espanhol
Coordenadores:
Prof. Dr. Pedro Adrião da Silva Júnior; Profa. Dra. Izabel Souza do Nascimento;
Profa. Me Maria Solange de Farias; Profa. Me Leila Maria Tabosa
Local: : Sala Profa Maria Lenilce de Oliveira Machado (Bloco da FALA)
Horário
Título dos trabalhos
Autores(as)
14:00
Práticas de letramento em língua espanhola de uma escola pública de pau dos ferros (Rn)
Albaniza Brigida de Oliveira Neta
Lucineudo Machado Irineu
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
14:15
Atividades lúdicas no ensino de espanhol das escolas públicas de Mossoró: uma experiência interdisciplinar
Ana Glícia do Nascimento Costa
Ana Lucia Lobato Assunção de Magalhães
Josirranny Priscilla da Silva;
Maria Solange de Farias
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
14:30
A literatura marginal: uma experiência nas aulas de espanhol das escolas públicas de Mossoró

Josenildo Fernandes Sobrinho
Beatriz Fernandes da Costa;
Samira Luara Góis Araújo
Maria Solange de Farias.
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
14:45
O ensino da língua espanhola no ensino fundamental: propostas de atividades com a abordagem através de tarefas
Michelania Vidal de Oliveira
Pedro Adrião da Silva Júnior,
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
15:00
Recursos audiovisuais nas aulas de espanhol: análise e proposta de atividades
Paula Lyvia Barbosa
Pedro Adrião da Silva Júnior
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte



GT5 – Língua inglesa: práticas linguísticas, literárias e culturais
Coordenadores:
Prof. Me Mariano Tavares; Prof. Dr. Clerton Luiz Felix Barboza
Local: Sala 01 (Bloco da FALA)
Horário
Título dos trabalhos
Autores(as)
14:00
Professores de língua inglesa do ensino fundamental II: crenças sobre as metodologias de ensino-aprendizagem”
Ana Dalete da Silva
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
14:15
Quem é Essa nova mulher? Bridget Jones e a literatura de Mulherzinha
Ana Jóis Garcia
Graziene Praxedes dos Santos
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
14:30
A forma em função do sentido na poesia de E. E. Cummings”
Isabela Christina do Nascimento Sousa Universidade Federal do Piauí
14:45
A retórica na fala do personagem squealer em Animal farm
Maria da Paz de Aquino Amorim
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
15:00
Uma análise de aspectos dialógicos no processo de tradução de A painful case
Wigna Thalissa Guerra
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
15:15
Epêntese vocálica no português brasileiro e no inglês língua estrangeira: um estudo preliminar
Katiene Rozy Santos do Nascimento UECE/
Universidade Federal do Semi-árido
Wilson Júnior de Araújo Carvalho (UECE)
15:30
Enredos, encontros entre Crusoe de Defoe e Gulliver de Swift: uma leitura de catarse, metáfora e crítica social
Elton Belarmino de Sousa
Luan da Silva Soares
Clara Mayara de Almeida Vasconcelos
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte


 GT6 – Discurso, criticidade e práticas de Letramento
Coordenadores:
Prof. Dr. José Roberto Alves Barbosa; Profa. Dra. Lúcia Helena Tavares
Local: Sala Profª. Maria do Socorro Fernandes Carvalho (Bloco da FALA)
Horário
Título dos trabalhos
Autores(as)
14:00
Memórias literárias na Olimpíada de Língua Portuguesa – análise da presença retórica em textos de alunos do 7º ano de uma escola pública
Núbia Cristina Pessoa de Queiroz
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
14:15
O ensino de leitura e de escrita em Língua Portuguesa: o facebook como ferramenta pedagógica
Edimar Ferreira de Souza
Maria Poliana Ferreira de Lima Aquino
Marcos Nonato de Oliveira
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
14:30
A multimodalidade e os multiletramentos no ensino de língua portuguesa
Eliete Alves de Lima
Marcos Nonato de Oliveira
Maria Zenaide Valdivino da Silva
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
14:45
Narrativas andantes no ensino de Língua Portuguesa: uma proposta de letramento
Ana Paula Lopes
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
15:00
Análise funcionalista do plano discursivo figura e fundo em textos produzidos por alunos do 9º ano do ensino fundamental
Ana Dalete da Silva
Rosangela Maria Bessa Vidal
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
15:15
O trabalho com lendas locais em sala de aula: argumentação e construção de sentidos em narrativas orais do município de São Miguel
Francinilda Lucinda Dantas
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte



GT7 – Práticas discursivas e efeitos de sentido
Coordenadores:
Prof. Dr. Francisco Paulo da Silva; Profa. Me Ana Maria de Carvalho
Local: Sala Profª. Maria Carlos do Amaral Cantídio (Bloco da FALA)
Horário
Título dos trabalhos
Autores(as)
14:00
Mulher, corpo e saúde na revista “Women´s Health”
Marília Gabrielly Peixoto de Sousa
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
14:15
A produção de um imaginário midiático-político de guerra religiosa: uma compreensão sociológica do “caso Marco Feliciano”
Emanuel Freitas da Silva

14:30
“País rico é País sem pobreza”: teses da Presidenta Dilma Rousseff acerca da miséria no Brasil”
Edmar Peixoto de Lima
Universidade Federal do Ceará
Sueilton Junior Braz de Lima
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
14:45
Análise das metáforas conceptuais em textos jornalísticos
Clara Mayara de Almeida Vasconcelos
Universidade Federal da Paraíba
Elton Belarmino de Sousa
Universidade Federal de Campina Grande
15:00
A relação orador / auditório no discurso das charges
Charles Carlos da Silva
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
15:15
Uma análise discursiva sobre a educação brasileira nos manifestos de 2013

Lúcia Helena Medeiros da Cunha Tavares
Naara Freire de Souza
Larissa Aquino de Sousa
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte


GT8 – Estudos de tradução
Coordenador: Prof. Dr. Nilson Barros
Local: Laboratório de Línguas (Bloco da FALA)
Horário
Título dos trabalhos
Autores(as)
14:00
 O legado de Wittgenstein na teoria de tradução de Lefevere
Francisco Renato da Silva Santos
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
14:15
Estudos de tradução: um breve histórico
Francisco Renato da Silva Santos
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
14:30
Lisbela e o prisioneiro: o humor legendado
Shirlei Tiara de Souza Moreira
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
14:45
A tradução intersemiótica da Ilíada para o cinema: da linguagem verbal à linguagem sincrética
Demóstenes Dantas Vieira
Luan Talles de Araújo Brito
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
15:00
Entre o insuportável e o monstruoso: uma análise sobre “duas narrativas” de “A metamorfose”
Ricardo Marques Macedo
Universidade do Estado de Mato Grosso/CAPES




QUINTA FEIRA – VESPERTINO - SESSÃO DE POSTER
HORÁRIO: 16:00 – 17:00
Local:  Corredores da FALA

GT1 – Poesia contemporânea: nomes, livros e versos
Coordenador: Prof. Dr. Alexandre Bezerra Alves
Título
Autores
Ariano Suassuna: amor e morte, uma travessia
Osmirely Cavalcante Rufino
Talita Fernandes de Brito
Raimundo Leontino Leite Gondim
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
O rural e o urbano: a força simbólica dos espaços na poesia de Jorge Fernandes e Zila Mamede
Joana Tamires Silveira Bezerra
Alexandre Bezerra Alves
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Martim Fierro e Jesuino Brilhante: heróis ou vilões?
Josenildo Fernandes Sobrinho
Alexandre Bezerra Alves
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte


GT2 – A narrativa de ficção contemporânea
Coordenadores:
Profa. Dra. Antonia Marly M da Silva; Prof. Me Francisco Aedson de S. Oliveira; Me Flávia Rodrigues de Melo
Título
Autores
O desdobramento do eu no conto “Dolly” de Lygia fagundes telles

Monica Valéria Moraes Marinho
Rosaly Ferreira da Costa Santos
Antonia Marly Moura da Silva
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Marcas do insólito no conto “Um moço muito branco” de Guimares Rosa
Amanda Arruda Alves
Carla Monara de Paiva Silva
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
(Des) atando laços: uma leitura do conto “os laços de família” de Clarice Lispector

Antonia Jackcioneide Oliveira da Silva
Fernanda Hingryd da Silva
Alectsandra Caetano de Sousa
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/PIBID
O corpo: da sensibilidade à crueldade

César Tardelly de Medeiros
Francisca Aurizete da Silva Medeiros
Jéssica Fernandes Lemos
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
São marcos de sagarana: a linguagem prosáica e a religiosidade do sertão
Dianna Paula Pinto Moreira
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte



GT3 –  Gêneros discursivos e ensino
Coordenadores:
Prof. Me Lucas Maciel; Profa. Me Hubeônia Morais de Alencar
Título
Autores
Análise do gênero discursivo bula de remédio: perspectivas que conduzem à compreensão e ao ensino
Jardicinária Teixeira Soares
Tânia de Souza Lins
Rose Mariaa Leite de Oliveira
Universidade Federal de Campina Grande
Escrita e reescrita do gênero crônica: uma sequência didática
Ana Luiza Lira
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Eli Melo Costa Marinheiro
Secretaria de Estado de Educação e Cultura
Rafaela Dalila da Costa Pinto
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Relações dialógicas no ensino de gêneros narrativos: análise de uma atividade de livro didático
Bruna Gabrieli Morais da Silva
Lucas Vinicio de Carvalho Maciel
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Gêneros midiáticos: a novela
Francélia Nunes de Medeiros Ferreira
Isliane Saraiva de Assis
Lúcia Helena Medeiros da Cunha Tavares
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
A construção do gênero artigo de opinião nas aulas de Língua portuguesa no ensino médio
Francisco das Chagas de Souza Costa
Deymison Lago Cortêz da Silva
Monique Abreu Bichão de Medeiros Dantas
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
 O PIBID e o gênero discursivo memórias como mediador das práticas de leitura e escrita em sala de aula
Maria Clara Lucena
Mariana Alves Barbosa
Francisca das Chagas Nobre de Lima
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Crônica: um gênero discursivo, um desafio na sala de aula
Evaniele Barbosa da Costa
Erica Reviglio
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
As Multimodalidades discursivas presentes no gênero charge Virtual
Antonia Jackcioneide Oliveira da Silva
Fernanda Hyngrid da Silva
Débora Katiene Praxedes Costa
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Análise de exercícios de gramática em livro didático de Língua Portuguesa do ensino fundamental
Débora Caruline Pereiraa Silva
Ananias Agostinho da Silva
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte




GT4 – Olhares para o ensino de língua e literatura do espanhol
Coordenadores:
Prof. Dr. Pedro Adrião da Silva Júnior; Profa. Dra. Izabel Souza do Nascimento;
Profa. Me Maria Solange de Farias; Profa. Me Leila Maria Tabosa
Títulos
Autores
O papel do professor no ensino de língua espanhola das escolas públicas de Mossoró
Andreza Araújo Lima
Magda Cristina Costa
Susy Darley Gomes Silva
Maria Solange de Farias
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
A realidade do ensino de espanhol nas escolas públicas de Mossoró
Francisco Alex de Lima Alves
Antônia Girlânea Costa dos Santos
Ketlen Maely Sousa Jacob
Maria Solange de Farias
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
As histórias em quadrinhos como ferramenta para o ensino de espanhol
Antônia Morgana da Silva
Karliara Freitas de Oliveira
Vaneska Rodrigues de Oliveira Silva
Maria Solange de Farias
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
O gênero textual como recurso didático nas aulas de espanhol
Antônio Marcos Melo da Silva
Jucymário de Lima Silva
Lúcia Helena Alves
Maria Solange de Farias
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
O uso das estratégias de leitura no ensino de espanhol das escolas publica de Mossoró
Ariadne Gisely Ferreira da Silva
Ana Jessica Alves Pio
Wanda Maria da Silva
Maria Solange de Farias
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte


QUINTA FEIRA – 19:00 às 22:00 - MINICURSOS

Local
Minicurso/Docente
Sala 1 (Bloco da FALA)
O dialogismo: uma perspectiva marxista da linguagem
Prof  Dr Gilberto Oliveira
Sala 2 (Bloco da FALA)
A pesquisa do discurso: uma abordagem metodológica
Profa. Dra. Verônica Aragão
Laboratório de Língua
(Bloco da FALA)
As novas tecnologias na aula de línguas
Prof. Dr. Moisés Batista da Silva
Sala Prof. Jaime Hipólito Dantas (Bloco da FALA)
Introdução à fonética acústica
Prof. Dr. Clerton Luiz Barbosa


SEXTA-FEIRA –  8:00 às 9:00 - SESSÃO DE MESAS REDONDAS

Mesa Redonda 1 – Literatura
Auditório de Música
Coordenador: Prof. Me Aluísio Barros de Oliveira
Tema da Mesa:  Fragmentos de três discursos amorosos na ficção contemporânea:  Brasil e Portugal
Título 1: A ausência como cristalizadora do amor em Fazes-me Falta de Ines Pedrosa
Profa. Dra. Maria Aparecida da Costa (UERN)
Título 2:  “Valter Hugo Mãe e o trabalho de figuração do feminino”
Prof. Me. Pedro de Oliveira Neto (UFERSA/UFRN)
Título 3: Eros e Thânatos: o poder feminino no cerco amoroso em dois contos de João Guimarães Rosa
Profa. Dra. Antonia Marly Moura da Silva (UERN):



Mesa Redonda 2 – Linguística
Auditório FAFIC
Coordenador: Prof. Me Francisco H. Arruda de Oliveira
Tema da Mesa: Reflexões sobre o ensino de língua materna
Título 1. Gêneros discursivos na escola: um olhar pelo viés do PIBID e do PROFLETRAS
Profa. Dra. Lúcia Helena Medeiros da Cunha Tavares (UERN)
Título 2: Produção textual no livro didático: ainda distante da proposta bakhtiniana
Prof. Me Lucas Vinicio de Carvalho Maciel ( UERN)
Título 2: O ensino do português língua materna: reflexões teóricas sobre o acontecimento da relação leitura-escrita
Prof. Dr. Luiz André Neves Brito (UFSC)


SESSÃO DE GT’S – 10:00 às 12:00

GT2 – A narrativa de ficção contemporânea
Coordenadores:
Profa. Dra. Antonia Marly M. da Silva; Prof. Me Francisco Aedson de S. Oliveira; Me Flávia Rodrigues de Melo
Local: Sala Prof. Severino Tenório da Rocha
Horário
Título dos trabalhos
Autores(as)
10:00
 Traços da dualidade da personagem Maria Moura
Mara Glíssia Apolinário Medeiros
Daniele Ramalho
Universidade do Estado do Rio Grande Do Norte
10:15
Memória e identidade no conto “A saia almarrotada”, de Mia Couto.
Maria Da Luz Duarte Leite Silva
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
10:30
A identidade nacional brasileira na figura de Macunaíma
Daysa Rêgo de Lima
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Jocival Freitas da Silva
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande Do Norte
10:45
O leitor à sombra de “A árvore das palavras”
Francisca Marciely Alves Dantas
Universidade Federal do Piauí
11:00
Memórias e tradições em Niketche: uma história de poligamia de Paulina Chiziane.
Rosa Áurea Ferreira da Silva
Universidade Federal do Piauí-
11:30
Curral de Serras: um romance permeado de poesias
Cristina Gomes de Brito
Universidade Federal do Piauí


 GT2 – A narrativa de ficção contemporânea
Coordenadores:
Profa. Dra. Antonia Marly M. da Silva; Prof. Me. Francisco Aedson de S. Oliveira; Me. Flávia Rodrigues de Melo
Local: Prof. Jaime Hipólito Dantas
Horário
Título dos trabalhos
Autores(as)
10:00
A dimensão metafórica e mística da morte em “A menina de lá” e “As flores de novidade”: confluências ficcionais.
Daysa Rêgo de Lima
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
10:15
Figurações do poder na representação do personagem Paulo Honório: um estudo do romance São Bernardo de Graciliano Ramos
Elizeu Andrade Filho
Elizaíra Libânio da Silva Andrade
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
10:30
O intruso: diálogo entre o grotesco e o estranho na obra de Lovecraft
Paulo C. Holanda
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
10:45
As representações do desejo na obra de Tennessee Williams: uma releitura de um bonde chamado desejo
João Dóia de Araújo
Universidade Federal da Paraíba
11:00
Memórias do subsolo: uma narrativa da desvaloração e da ressaca da razão na obra de Dostoiévski
José Heitor Barbosa
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte



GT4 – Olhares para o ensino de língua e literatura do espanhol
Coordenadores:
Prof. Dr. Pedro Adrião da Silva Júnior; Profa. Dra. Izabel Souza do Nascimento;
Profa. Me Maria Solange de Farias; Profa. Me Leila Maria Tabosa
Local:  Sala Profa. Maria Lenilce de Oliveira Machado
Horário
Título dos trabalhos
Autores(as)
10:00
As redes sociais no ensino de e/le: o uso do facebook como estratégia didática

Roberland Ricardo Gama de Queiroz
Pedro Adrião da Silva Júnior
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
10:15
A tradução e ensino de espanhol como língua estrangeira para brasileiros.

Clarissa Paiva de Freitas
Juliana Liberato Nobre
Valdecy de Oliveira Pontes
Universidade Federal do Ceará
10:30
Amor, pecados e mortes: a relação entre
Erivaneide Pereira da Silva
Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
José Rodrigues de Mesquita Neto
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
11:45
La enseñanza de la pronunciación: factores que intervienen

José Rodrigues De Mesquita Neto
Marta Jussara Frutuoso da Silva
Marta Regina de Oliveira
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
11:00
O uso da poesia no desenvolvimento das habilidades linguísticas do aprendiz da língua espanhola
Alana Moura Firmino e Silva
Francisco Robson Lima dos Santos
Vitoria Girlianny Mendes da Silva
Maria Solange de Farias
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte


 GT6 – Discurso, criticidade e práticas de Letramento
Coordenadores:
Prof. Dr. José Roberto Alves Barbosa; Profa. Dra. Lúcia Helena Tavares
Local: Sala Profaa. Maria do Socorro Fernandes de Carvalho
Horário
Título dos trabalhos
Autores(as)
10:00
Professor e aluno: divergências de olhares nas aulas de Língua Portuguesa
Francisco Gomes da Silva
Secretaria de Estado de Educação e Cultura
10:15
O PIBID e as práticas sociais de leitura e de escrita no ensino médio
Francisco David Bezerra Rodrigues Secretaria de Estado de Educação e Cultura
10:30
Eventos de letramento em sala de aula: a capa de revista como uma ferramenta na produção do texto dissertativo
Maria Joseane Rodrigues Silva
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
10:45
Professor e aluno: divergências de olhares nas aulas de língua portuguesa
Josinaldo Trajano da Costa
Secretaria de Estado de Educação e Cultura
11:00
Letramento visual na aula de língua materna: uma análise interimagística da propaganda de alimentos
Kelli Karina Fernandes Freire
José Roberto Alves Barbosa
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
11:15
Multiletramentos na escola: contribuições das novas tecnologias para as aulas de Língua Portuguesa
Débora Katiene Praxedes Costa
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte


GT7 – Práticas discursivas e efeitos de sentido
Coordenadores:
Prof. Dr. Francisco Paulo da Silva; Profa. Me Ana Maria de Carvalho
Local: Sala Prof. Maria Carlos do Amaral Cantídio (Licor)
Horário
Título dos trabalhos
Autores(as)
10:00
Descrição diacrônica dos gêneros editorial e anúncio no jornal O Mossoroense do século XX: uma abordagem à luz das tradições discursivas
Gilson Chicon Alves
Jéssica Fernandes Lemos
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
10:15
Personagens e semiótica: um estudo das capas do livro O cortiço
Luciana Paula Bento Luciani
10:30
Uma análise discursiva sobre a sexualidade na escola
Ana Maria de Carvalho
Jullysson Charles P. de Souza
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
10:45
Análise das materialidades do interdiscurso na heterogeneidade dos discurso sobre a educação no Governo Dilma Roussef
Francisco Paulo da Silva
Antonio Pablo Moura Lima
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte


 GT8 – Estudos de tradução
Coordenador: Prof. Dr. Nilson Barros
Local: Laboratório de Línguas
Horário
Título dos trabalhos
Autores(as)
10:00
Numa escrita rizomática a transcriação das narrativas policiais doylianas em The private life of Sherlock Holmes
Evaldo Gondim dos Santos
Universidade do estado do Rio Grande do Norte
10:15
Para além do livro didático: um relato de experiência sobre o trabalho com tradução e análise comparada
Lindenilson Lopes
Maria Jackeline Rocha Bessa
Dayane Oliveira
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
10:30
A restrição colocacional na tradução de abstracts: um estudo em textos de graduandos do curso Letras/Inglês”
Francisco Marcos de O. Luz
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
10:45
O uso da Linguística de Corpus na análise de tradução literária
Nilson Barros
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
11:00
As contribuições do uso da tradução audiovisual no ensino de línguas estrangeiras
Edilene Rodrigues Barbosa
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
11:15
A tradução como ferramenta pedagógica no ensino de línguas: o fator intercultural
Cílio Lindemberg de Araújo Santos
Kaline Brasil Pereira Nascimento Universidade Estadual da Paraíba
  

SEXTA – VESPERTINO - SESSÃO DE GT’S – 14:00 às 16:00

GT2 – A narrativa de ficção conteemporânea
Coordenadores: Antonia Marly Moura da Silva; Francisco Aedson de Souza Oliveira; Flávia Rodrigues de Melo
Local: Sala Prof. Severino Tenório da Rocha
Horário
Título dos trabalhos
Autores(as)
14:00
Teatralização da identidade nos personagens dos contos de “A via crucis do corpo” de Clarice Lispector
Maria da Luz Duarte Leite Silva
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
14:15
Marcas da religiosidade e o sentido da existência na obra A paixão segundo G. H.
Aurenísia Almeida de Mesquita
Jackeline Tôrres Maia
Maria Josivânia de Souza Pinto
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
14:30
“Ruth Algrave” e o apelo erótico: uma leitura da figura feminina no conto “Miss Algrave” de Clarice Lispector
Flávia Rodrigues de Melo
Antonia Marly Moura da Silva
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
14:45
A metáfora do olhar no conto “A legião estrangeira” de Clarice Lispector

Ana Cristina Lima Santos
Maria Elizia Cavalcante Costa
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
15:00
O “Espelho baço e escurecido”: reflexões sobre a obra A hora da estrela
Antonia Gerlania Viana Medeiros
Roniê Rodrigues da Silva
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte


GT6 – Discurso, criticidade e práticas de Letramento
Coordenadores:
Prof. Dr. José Roberto Alves Barbosa; Profa. Dra. Lúcia Helena Tavares
Local: Sala Profa. Maria do Socorro Fernandes de Carvalho
Horário
Título dos trabalhos
Autores(as)
14:00
A importância do letramento digital no curso de letras
Demóstenes Dantas Vieira
Luan Talles de Araújo Brito
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
14:15
Formação leitora e práticas de leitura: trabalhando o artigo de opinião no ensino médio
Shara Raiany de Oliveira
João Paulo Pereira
Maria Joseane Rodrigues Silva
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
14:30
A olimpíada de língua portuguesa: uma contribuição para a produção do gênero artigo de opinião na escola
Cléoman de Freitas Dantas da Costa
Ana Raiza da Silva Casusa
César Tardelly de Medeiros Silva
Secretaria de Estado de Educação e Cultura
14:45
Discursos e representações acerca dos múltiplos letramentos de pessoas com deficiência visual
Beatriz Furtado Alencar Lima
Universidade Federal do Ceará
15:00
Jornal escolar: uma proposta interdisciplinar

Edson Pereira da Silva
Josyrrane Priscilla da Silva
Eli Melo da Costa Marinheiro
Secretaria de Estado de Educação e Cultura/PIBID)











GT6 – Discurso, criticidade e práticas de Letramento
Coordenadores: Prof. Dr. José Roberto Alves Barbosa; Profa. Dra. Lúcia Helena Tavares
Local: Sala Profa. Maria Lenilce de Oliveira Machado
Horário
Título dos trabalhos
Autores(as)
14:00
O PIBID e as práticas sociais de leitura e de escrita no ensino médio
Edson Pereira da Silva
Cléoman de Freitas Dantas da Costa
Elí Melo Costa Marinheiro
Secretaria de Estado de Educação e Cultura
14:15
Quando a mulher ruge: análise visual de um clip musical
Adalberto Barbosa Junior
José Roberto Alves Barbosa
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
14:30
Letramento digital na escola: o uso do facebook na sala de aula
Jéssica Fernandes Lemos
Lúcia Helena Medeiros da Cunha Tavares
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
14:45
A escola e o letramento virtual: o facebook como uma ferramenta de ensino
Valéria Batista Costa Montenegro
Lúcia Helena Medeiros da Cunha Tavares
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
15:00
Letramentro crítico: desnaturalização de visões de mundo e de construção compartilhada da realidade”
Altaíza Rosângela da Silva Pereira
Ana Mara Alves de Freitas
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte



SEXTA FEIRA - SESSÃO DE POSTER - 16:00 às 17:00

GT4 – Olhares para o ensino de língua e literatura do espanhol
Coordenadores:
                       Prof. Dr. Pedro Adrião da Silva Júnior; Profa. Dra. Izabel Souza do Nascimento;
Profa. Me Maria Solange de Farias; Profa. Dra Leila Maria Tabosa
Títulos
Autores
O ensino-aprendizagem da linguagem informal: o uso de filmes como recurso didático
Francisco Jandesberg de Sousa Maia
Maria da Saúde Pinto da Costa
Pedro Adrião da Silva Júnior
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Reflexões sobre o ensino da cultura nas aulas de espanhol como língua estrangeira no município de Apodi
Ana Cristina do Nascimento Morais
Pedro Adrião da Silva Júnior
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
As novas tecnologias da informação e comunicação: o uso da internet nas aulas de espanhol

Sebastiana Cristina Tôrres da Silva
Pedro Adrião da Silva Júnior
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
O ensino-aprendizagem de espanhol e as novas tecnologias: crenças e experiências de alunos
Julyana Deyse Silva de Oliveira
Marcos Nonato de Oliveira
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Os recursos audiovisuais no ensino do espanhol como língua estrangeira: estudo teórico
Nayara Maranthya da Conceição
Pedro Adrião da Silva Júnior
Pedro Adrião da Silva Júnior









GT5 – Língua inglesa: práticas linguísticas, literárias e culturais
Coordenadores:
Prof. Me Mariano Tavares; Prof. Dr. Clerton Luiz Felix Barboza
Título
Autores
Análise do artigo “Seven bad reasons for teaching grammar – and two good ones” de Michael Swan”
Francisca Naiane Costa da Silva
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte


GT6 – Discurso, criticidade e práticas de Letramento
Coordenadores:
Prof. Dr. José Roberto Alves Barbosa; Profa. Dra. Lúcia Helena Tavares
Título
Autores
A propaganda de aparelhos celulares na aula de línguas: uma experiência de letramento visual crítico
Myrna Cibelly de Oliveira Silva
Gabriela Mirtes Bezerra Carvalho
José Roberto Alves Barbosa
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
O gênero crônica na escola: objeto de leitura e produção textual
Naara Freire de Sousa
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte Larissa Aquino
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Eli Melo Costa Marinheiro
Secretaria de Estado de Educação e Cultura
Escrita e reescrita de textos: um processo de construção de ideias na sala de aula
Polianny Ágne de Freitas Negócio
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Análise dos aspectos semânticos sinonímia e antonímia no livro didático “Português Linguagens: volume 1” de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães
Francisca Wilma da Silva
Maria Suzana de Oliveira Pinheiro Menezes
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Letramento digital e as novas tecnologias na escola
Dayanne Nayara Souza de Assis Medeiros
Polianny Ágne de Freitas Negócio
Jéssica Fernandes Lemos
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Práticas docentes na escola: uma valorização do letramento profissional
Pedrina Dantas Soares
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Uma análise da conversãção entre o apresentador Fausto Silva e a atriz Letícia Sabatella
Anderson Romário Souza
Janeide Ferreira Dantas
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte































GT7 – Práticas discursivas e efeitos de sentido
Coordenadores:
Prof. Dr. Francisco Paulo da Silva; Profa. Me Ana Maria de Carvalho
Título
Autores
As técnicas argumentativas no gênero artigo de opinião
Talita Araújo Costa
Welisandra Moreira de Almeida
Maria José da Silva
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Formações discursivas e interdiscurso nos enunciados: #vemprarua e #vempraurna
Ana Luiza Dantas de Lira
Fernanda Hyngrid da Silva
Antonia Jackcioneide Oliveira da Silva
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Discurso, memória e poder: a constituição das identidades de gênero na escola
Francélia Nunes de Medeiros Ferreira
Isabela Jade Martins Cunha
Lúcia Helena Medeiros
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Genealidade minimalista: o anúncio em torno de um chapéu
Edgley Freire Tavares
Isabela Jade Martins Cunha
Lara Liliane Holanda
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Uma análise discursiva sobre o padrão de beleza feminina em textos publicitários
Ravenna Deniziene Hortelia de Lima e Silva
Maria Silmara Fernandes Gomes
Valdeângelo do Nascimento Felix
Ana Maria de Carvalho
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Análise discursiva em reportagens da Veja e da Época: o caso de Lula e Rosemary
Maria Leidiana Alves
Maria Dayane de Oliveira
Maria Jackeline Rocha Bessa
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
A copa do mundo no Brasil: uma análise discursiva do gênero charge
Larissa Aquino de Sousa
Naara Freire de Souza
Lúcia Helena Medeiros
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
 Michel Foucault e o sujeito
Evelynne Marinho de Amorim
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
O gênero artigo científico sob a perspectiva bakhtiniana: dialogismo e interdiscurso
Pedrina Dantas

SEXTA FEIRA – 19:00 às 22:00

Local
Minicurso/Docente
Sala 1 (Bloco da FALA)
O dialogismo: uma perspectiva marxista da linguagem
Prof  Dr Gilberto Oliveira
Sala 2 (Bloco da FALA)
A pesquisa do discurso: uma abordagem metodológica
Profa. Dra. Verônica Aragão
Laboratório de Língua
(Bloco da FALA)
As novas tecnologias na aula de línguas
Prof. Dr. Moisés Batista da Silva
Sala Prof. Jaime Hipólito Dantas (Bloco da FALA)
Introdução à fonética acústica
Prof. Dr. Clerton Luiz Barbosa


22:00 – Encerramento do evento


Nenhum comentário:

Postar um comentário